Com o crescimento de ofertas de PABX na Nuvem, o PABX tradicional está com os dias contados? E quem está mais interessado nesse mercado? Os clientes, operadoras de telefonia ou os fabricantes de equipamentos?
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Se você está procurando um novo sistema telefônico, pode ser difícil escolher o sistema telefônico certo para sua organização com todas as opções disponíveis no mercado.
Conhecer os prós e os contras de um sistema telefônico local ou nuvem permitirá que você tome uma decisão melhor sobre qual sistema é melhor para sua organização, já que depende de uma série de fatores, tais como: disponibilidade na região, quantidade de linhas, ramais de Internet dedicada com VLan para voz ou serviços como gravação de áudio, Call Center, URA, mensagens personalizadas, software de relatórios de ligações e etc.
O PABX na Nuvem (ou Cloud PABX) é o que há de mais moderno e esse sistema possui muitos benefícios, principalmente a flexibilidade. Mas será que essa é a melhor solução para sua empresa?
Quando comparados, um sistema local - o chamado PABX tradicional, seja ele analógico ou digital, IP (SIP), ou híbrido (que combina tecnologias) - com um sistema baseado na Nuvem (Cloud), o "tradicional" perde inicialmente em relação ao custo inicial, manutenção e flexibilidade. Mas a longo prazo, o PABX local pode ser mais vantajoso. Vamos comparar rapidamente entre um e outro:
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Custo de uma Central Física x Central na Nuvem
O custo de uma central PABX básica, com 4 linhas e 10 ramais analógica, digital ou SIP, fica em média R$ 1.800,00. Precisaremos também de cabos, fonte de alimentação, um nobreak e aparelhos telefônicos.
Além disso, precisa de instalação e configuração, e somando tudo (cabos, fonte e nobreak) e mais o custo da operadora - usaremos o valor mais baixo de 2023, 55 reais por linha ou seja, 220 reais por mês - teremos aproximadamente 3.800 reais de investimento inicial. Após 1 ano de uso, o investimento total terá sido de 6.440 reais. Não incluiremos o custo dos aparelhos telefônicos, já que ambas as soluções precisam, mas tem um detalhe importante que explicarei mais a frente. Agora vamos comparar com uma central na nuvem. O custo médio de uma central com 4 linhas e 12 ramais com a telefonia inclusa é de 450 reais por mês. Assim, após 1 ano, o investimento foi de 5.400 reais. Então a Nuvem é mais vantagem?
Agora faça as contas após 3 anos. A conta agora muda para o tradicional um investimento total de 7.920 reais de operadora de telefonia e os 3.800 reais de investimento em equipamento e instalação. Assim, temos um total de 11.720 reais. E após 3 anos, com o PABX na nuvem, você terá investido 16.200 reais. Faça essas contas depois de 10 anos. Qual é mais vantajoso agora?
Ou seja, dependendo do porte da empresa, um PABX virtual pode ser um mal negócio, principalmente a longo prazo.
Aparelhos Telefônicos
Tanto na solução de PABX físico como na solução de PABX na nuvem, precisamos de aparelhos telefônicos. Mas o PABX na nuvem só funciona com telefones IP, que tem um custo mínimo de 270 reais (em 2023). Já o PABX físico funciona com telefones tradicionais, que podem ser encontrados por 90 reais (em 2023). Se você precisar de 10 aparelhos por exemplo, a economia no custo inicial do seu investimento será grande. E se você já possui aparelhos comuns na sua empresa, provavelmente eles poderão ser reutilizados no caso do PABX físico.
Mas se você puder investir em novos aparelhos telefônicos e de melhor qualidade, essa diferença pode ser muito pequena e não ser considerada em uma tomada de decisão de qual sistema investir.
Custo de Manutenção
Outro ponto a se comparar é o custo de manutenção. Uma central tradicional tem uma vida útil média de 5 anos com pouca ou nenhuma necessidade de manutenção. Mas o PABX na nuvem tem um custo de manutenção mais baixo, quando comparados. Em ambos os sistemas, um contrato de manutenção mensal é importante, principalmente no caso do PABX tradicional, pois pode-se precisar de troca de um componente, como por exemplo no caso de uma descarga elétrica. Aqui o ponto vai para o PABX na nuvem.
Desvantagens
Talvez a desvantagem mais impactante no caso do PABX na nuvem é que ele depende totalmente da Internet para funcionar. E de um link dedicado e fibra ótica, para um funcionamento ideal. Já o PABX local precisa apenas da linha telefônica. Assim, a probabilidade de ficar sem serviço de comunicação é maior no caso do PABX na nuvem. Aqui o ponto vai para o PABX físico.
Um outro ponto a ser observado é o nível de segurança. No caso do PABX na nuvem, isso é feito pela empresa que disponibiliza o serviço. Apesar de todas possuírem uma boa confiabilidade, essa é uma relação de confiança entre a empresa e o prestador do serviço. No caso do PABX local, o controle do nível de segurança é feito no equipamento, e pode ser configurado de acordo com as necessidades do cliente. A princípio, o PABX local é mais confiável. Mais um ponto para o PABX físico.
Legislação
Uma última informação que merece atenção é sobre a legislação do serviço de PABX na nuvem. Como o PABX não estará mais fisicamente dentro da empresa e sim no núcleo do prestador de serviços, então todas as suas linhas telefônicas estarão lá. O que queremos dizer é que não será possível separar o serviço de PABX da operadora, o que fará com que seu futuro fornecedor tenha obrigatoriedade de ter licença na Anatel, pois telefonia no Brasil é um setor regulado.
Existem muitas empresas que operam sem licença e outras que operam com a licença de SCM (Serviço de Comunicação Multimidia), que foi feita para provedores de Internet. Nos dois casos o fornecedor está operando de maneira ilegal para a oferta, pois a característica do serviço PABX na Nuvem requer a licença de telefonia fixa, o STFC.
O ponto de atenção aqui é: exija do novo fornecedor o link da Anatel com a autorização expedida pela agência reguladora, independente dos benefícios do serviço que esteja procurando e veja se o CNPJ desse link é o mesmo que se encontra no contrato de prestação de serviços. Para praticarem um valor mais competitivo, muitos fornecedores estão trabalhando ilegalmente, o que pode dar problema no futuro ou no caso de uma necessidade de solução de problema.
Caso você esteja com dúvida em qual sistema deve investir para sua empresa, entre em contato conosco. A Syetel possui mais de 30 anos de experiência e poderemos ajudar a definir a melhor solução.
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