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Qual a melhor solução em telefonia para a minha empresa?

Foto do escritor: Leandro LoureiroLeandro Loureiro

Configurar um sistema telefônico para pequenas empresas costumava ser tão simples quanto obter um número de telefone e compartilhá-lo com sua base de clientes. Agora, porém, os negócios e a comunicação evoluíram muito, com as expectativas dos clientes aumentando cada vez mais.

Para atender seus clientes, você precisará de recursos importantes como várias linhas, atendentes automáticos, conferências, encaminhamento de chamadas e muito mais. Isso pode deixá-lo pensando sobre sistemas telefônicos multilinha para sua pequena empresa, fazendo a seguinte pergunta: qual é o melhor sistema de telefonia empresarial para minha empresa usar?


Antes de mais nada, é preciso saber as soluções disponíveis e qual a mais indicada para sua empresa. Nem sempre a solução mais cara ou a solução mais "top" em tecnologia é a solução ideal. E, as vezes o melhor é uma combinação de várias soluções.


Quais são os diferentes tipos de soluções em telefonia?


Central telefônica digital ou PABX tradicional no local


Um PABX tradicional permite compartilhar um número limitado de linhas telefônicas externas entre vários ramais internos. Isso reduz os custos de manutenção de múltiplas linhas telefônicas. É uma solução muito utilizada por pequenas empresas, devido seu baixo custo de implantação e manutenção. Sua principal vantagem é a segurança, pois é uma solução menos vulnerável a ataques cibernéticos. Outra vantagem é não depender da internet, tornando-se menos suscetível a problemas de conexão.


Telefonia SIP ou VoIP


VoIP significa Voice Over Internet Protocol, também conhecido como sistema de telefonia pela internet. Este serviço de telefonia envolve fazer chamadas com uma conexão de internet de banda larga em vez de linhas telefônicas tradicionais ou circuitos de voz.


A principal vantagem dessa tecnologia é a eficiência na transmissão de voz, por utilizar a infraestrutura da Internet para a comunicação. Isso pode resultar em custos mais baixos em comparação com as chamadas telefônicas tradicionais, especialmente em chamadas de longa distância ou internacionais.


Central telefônica híbrida


Integra diversas tecnologias, como a analógica, a digital e a IP. Ela possui muitas vantagens, tais como:

  • Economizar nas contas de telefonia, pois determina a rota de menor custo para cada ligação;

  • Pode ser integrada com computadores, dispositivos móveis e outros tipos de PABX;

  • Permite fazer ligações telefônicas internas ou externas de forma simultânea, inclusive entre filiais gratuitamente;

  • Pode ser moldada de acordo com as necessidades de cada negócio;

  • Possui vários recursos extras, como roteamento de chamadas, conferência de chamadas e correio de voz.


VoIP na nuvem


Também conhecido como telefonia em nuvem, o VoIP em nuvem é um sistema de telefonia moderno que muitas empresas adotam hoje. Com o VoIP em nuvem, você pode terceirizar o serviço telefônico completamente para outra empresa, permitindo que você se concentre em suas principais tarefas comerciais em vez de gastar tempo e dinheiro gerenciando equipes de atendimento ou alugando um espaço de call center.


Celulares corporativos


Devido às exigências do mercado, o investimento em celulares corporativos tornou-se fundamental para a consolidação de um setor de comunicação eficiente nas empresas.


Uma vez que as organizações precisam estar constantemente conectadas aos seus diversos públicos sem fazer com que isso represente um aumento nos gastos com softwares de telefonia, as operadoras disponibilizam diversos planos para a contratação de planos corporativos.


As vantagens oferecidas vão desde isenção de tarifas até o acesso ilimitado à internet, além de descontos ou, até mesmo, de gratuidade na aquisição de aparelhos celulares.


Aplicativo de conferência em grupo


Na atualidade, existem diversos aplicativos cuja função é otimizar a gestão empresarial e aumentar a produtividade das empresas. Entre essas tecnologias, os aplicativos de conferência em grupo são uma excelente opção para tornar a comunicação mais abrangente, clara e objetiva.


As empresas encontram versões pagas e gratuitas dessas ferramentas disponíveis no mercado, entre dispositivos para realização de fóruns de conversa, videoconferências e treinamentos, aproximando colaboradores, clientes e fornecedores.


Os aplicativos facilitam o compartilhamento de informações e tornam a resolução de problemas mais ágil, criando as condições ideais para o alcance da excelência em todas as áreas da empresa.


Unidade de Resposta Audível (URA)


Assim como o PABX, é uma solução para o gerenciamento de ligações. Muito utilizada por Call centers, a URA automatiza o direcionamento de ligações e atendimento aos chamados dos clientes, por meio de uma gravação em áudio ou gerados a partir da demanda do cliente. A tecnologia URA também permite a identificação dos dados de quem faz a ligação e, por isso, é indicada para compra de produtos/serviços, pagamentos bancários e serviços públicos.


Em geral, uma URA funciona em um computador convencional, com um hardware específico para gerenciar tarefas de telefonia e um software que o controla.


A Syetel oferece todas as soluções acima citadas. Entre em contato conosco e requisite uma visita sem compromisso, para que possamos avaliar a sua necessidade e indicar a melhor solução para sua empresa.

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