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Porque usar um PABX na Nuvem?

Foto do escritor: Leandro LoureiroLeandro Loureiro

Atualizado: 7 de jun. de 2023



Se você é um call center ou empresa que sempre operou com todos os funcionários sob o mesmo teto e um sistema telefônico, o que você faz para atender à demanda dos funcionários por flexibilidade no local de trabalho, mas também para manter todos conectados ao telefone?


Você utiliza ou migra para um PABX em nuvem.


Este sistema telefônico virtual baseado em nuvem, opera da mesma forma que um PABX tradicional, mas com enormes vantagens de economia e manutenção. Os sistemas telefônicos PABX em nuvem eliminam a necessidade de as empresas investirem em caros servidores telefônicos locais. Eles podem ser configurados em minutos e reconfigurados para permitir linhas telefônicas adicionais, funções e fluxos de chamadas com a mesma rapidez.


Você está considerando um PABX em nuvem, mas não está convencido o suficiente para fazer a troca? É uma grande decisão. Por isso estamos explicando:


O que é um PABX em nuvem (ou sistema telefônico hospedado)

Primeiro, vamos revisar o que é um PABX comum: PABX significa Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), que é a rede telefônica interna que sua empresa ou organização usa para ligar para ramais individuais em seu escritório (ou em locais de trabalho remotos, como se tornou mais comum ultimamente).


Seu departamento de TI provavelmente conectou o PABX de sua organização à rede telefônica pública comutada (PSTN) ou a uma rede de protocolo de voz sobre Internet para que você também possa fazer chamadas externas. O PSTN é um nome sofisticado para todos os fios telefônicos com comutação de circuitos que conectam residências e empresas em todo o mundo. VoIP é a mesma coisa... exceto que todas as conexões telefônicas são feitas através de conexões de internet. Você provavelmente acabou de ligar para o 'sistema telefônico!'


Existem algumas definições para o que é PABX na nuvem (ou Cloud PBX em inglês), mas para simplificar: PABX na nuvem é um sistema telefônico virtual que fornece um sistema telefônico comercial seguro e confiável por meio da Internet.


Ainda há hardware alimentando um sistema de PABX em nuvem, mas esse servidor geralmente está localizado em um data center remoto e não no local, como um sistema de PABX tradicional deve estar. Daí o apelido 'hospedado' ou 'virtual' para sistemas PABX baseados em nuvem. Uma empresa especializada em fornecer serviços telefônicos comerciais está hospedando o hardware e fornecendo serviços telefônicos virtualmente pela Internet.


Por que usar um sistema PABX?

Você pode estar se perguntando: Por que minha organização precisa de uma central de câmbio privada em primeiro lugar? Por que não podemos simplesmente usar nossos telefones celulares ou telefones normais com fio?

Você poderia usar telefones residenciais ou smartphones para gerenciar as comunicações telefônicas de sua empresa, mas realmente deseja fornecer os números de telefone residencial ou celular de seus funcionários a milhares ou centenas de milhares de estranhos? Além disso, se você limitar os recursos telefônicos de seus funcionários ao que está disponível nos telefones do consumidor, perderá muitos recursos que agilizam as operações comerciais, incluindo:

  • Gravação de chamadas: Para documentar o conteúdo de chamadas telefônicas por motivos de treinamento, legais ou regulamentares.

  • Atendedor automático: para orientar os chamadores ou clientes para a pessoa ou departamento certo.

  • Análise de chamadas: para melhorar suas métricas de call center ou KPIs de atendimento ao cliente, medindo dados em tempo real, como chamadas atendidas, tempo médio de espera, tempo médio de conversação e muito mais.

  • Filas de chamadas: para manter um cliente em espera enquanto você encerra uma conversa anterior.

  • Roteamento de chamadas: para distribuir chamadas para a pessoa disponível certa, não importa onde ela esteja localizada.

  • Transferências de chamadas: para transferir um chamador para um colega de trabalho que pode resolver melhor o problema sobre o qual o chamador entrou em contato com sua empresa.

  • Integrações de software: para enviar automaticamente dados de chamadas e clientes para seu CRM, helpdesk ou outras ferramentas de produtividade, reduzindo assim a possibilidade de ignorar uma métrica importante ou inserir dados incorretamente manualmente.

  • Números de telefone personalizados: para apresentar uma maneira unificada para que outras pessoas entrem em contato com sua empresa, seja memorável e fácil de discar, independentemente de quantos números de telefone individuais sua empresa precise em um determinado momento.

Um sistema PABX também torna muito mais fácil para os funcionários se comunicarem. Com um PABX, eles podem pegar o telefone e discar uma extensão simples em vez de um número de sete ou 10 dígitos todas as vezes.


Para que esse artigo não fique mais extenso, vamos dividir esse asunto em vários artigos. Essa foi apenas uma introdução do porquê sua empresa deve - ou não - utilizar ou trocar para um PABX na nuvem.

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