O PABX é o avô da indústria de telecomunicações. Confiável, robusto e a espinha dorsal de muitas comunicações empresariais; o PABX é frequentemente referido como um sistema telefônico “local”, para diferenciá-lo dos sistemas telefônicos VoIP baseados em nuvem.
![](https://static.wixstatic.com/media/b38d43_3d013a2ffa9245e38de4dab5321c8602~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b38d43_3d013a2ffa9245e38de4dab5321c8602~mv2.jpg)
A História do PABX
Introduzido na década de 1960, o PABX tem evoluído constantemente há mais de meio século. Os PABXs foram originalmente feitos para grandes empresas multinacionais. Eles ocupavam muito espaço e custavam uma fortuna. No entanto, com o tempo, o PABX adaptou-se e melhorou à medida que a tecnologia se tornou cada vez mais popular.
O PABX como o conhecemos hoje é derivado das antigas operadoras de central telefônica, onde as chamadas eram conectadas manualmente por um ser humano. À medida que os PABXs se tornaram menores e mais acessíveis, eles incluíram cada vez mais recursos, como gravação de chamadas, wallboards e muito mais.
Hoje em dia, o PABX é uma caixinha bacana e completa que fica no seu escritório, controlando todos os aspectos da sua telefonia. Esses pequenos sistemas PABX são há muito tempo a única maneira de conectar sua empresa com segurança ao mundo exterior.
No entanto, as coisas estão mudando.
O 'Assassino do PABX'
O mercado de telecomunicações está passando por uma grande mudança. Esta mudança está afastando as pessoas do PABX tradicional para uma alternativa nova e mais moderna: a nuvem.
Os sistemas telefônicos em nuvem, geralmente chamados de 'sistemas telefônicos hospedados', 'sistemas telefônicos VoIP' ou 'PABXs hospedados', não são diferentes do PABX local tradicional. Eles oferecem basicamente os mesmos recursos, têm a mesma finalidade e podem até usar os mesmos aparelhos telefônicos.
Esses novos sistemas telefônicos VoIP ficam na 'nuvem' e são acessados por meio de uma conexão de banda larga, em vez de linhas telefônicas. O benefício óbvio disso é que sua empresa não precisa ter uma caixa na parede no local, aliviando assim todos os custos associados.
O advento das comunicações em nuvem levou muitas empresas a abandonar seus sistemas PABX em favor de uma solução em nuvem totalmente VoIP. Em todo o Brasil, muitas empresas estão migrando para um ambiente totalmente em nuvem, muitas vezes economizando dinheiro no processo.
Então o PABX tradicional deixará de existir?
Você encontrará muitos artigos online sobre a “morte” do PABX e como a nuvem um dia dominará o mundo. Embora não haja como negar o claro declínio na popularidade do sistema telefônico PABX, o seu desaparecimento é muitas vezes exagerado.
Resumindo: os PABXs tradicionais continuarão a serem usados.
Então o chamado "PABX local" ainda terá lugar em 2024?
O PABX sempre terá o seu lugar, mas esse lugar está mudando. Antes da nuvem, um PABX era a única maneira de conectar sua empresa aos clientes – por isso era dominante no mercado. Mas agora, à medida que o cenário muda, também muda o papel do PABX.
Fornecemos telecomunicações há mais de 30 anos e testemunhamos essas mudanças em primeira mão. A principal tendência que descobrimos é que as pequenas empresas, normalmente aquelas com menos de 20 ramais, procurarão implementar um sistema telefônico em nuvem.
O PABX ainda é uma ótima opção para empresas que exigem mais controle de suas telecomunicações ou que desejam uma solução de comunicação mais robusta e forte. Também não requer uma boa conexão de banda larga (o que acontece com a telefonia em nuvem).
Descobrimos que as empresas maiores são aquelas que aderem a um PABX. Isso geralmente ocorre por vários motivos:
Eles podem usar um sistema telefônico centralizado para todos os seus escritórios. Eles mantêm um bom controle de seu sistema, em termos de recursos e ajustes finos. Eles fazem uma enorme quantidade de chamadas que um sistema em nuvem teria dificuldade em atender.
Eles gostam que o sistema possa ser consertado por um técnico com uma chave de fenda, em vez de um computador.
Todos os itens acima são ótimos exemplos de por que uma empresa pode desejar optar pela solução PABX tradicional, em vez da alternativa na nuvem.
E se a sua empresa já tiver um PABX?
Se sua empresa possui um PABX, tudo bem – você não precisa se preocupar. Os PABXs não vão “morrer” ou tornar-se subitamente obsoletos. Na verdade, ainda recomendamos soluções de PABX para determinadas empresas que achamos que seriam mais adequadas para elas.
Se você está pensando em atualizar sua telefonia, então esse pode ser um bom momento para analisar os sistemas telefônicos locais e na nuvem. Ao comparar os dois, você pode ter uma boa ideia das diferenças de recursos, custos e confiabilidade. Isso o ajudará a tomar a melhor decisão para o seu negócio.
Nosso conselho: não saia correndo e compre um sistema telefônico VoIP. Sinceramente. VoIP na nuvem parece novo e incrível, mas considere qual opção é melhor para o seu negócio antes de comprar.
A Syetel está a sua disposição para tirar suas dúvidas e auxiliar na melhor decisão de compra, seja na aquisição de uma nova solução ou manutenção da que sua empresa já possui, mas com algumas melhorias. Podemos até mesmo fazer um contrato de manutenção preventiva, para que sua empresa não corra o risco de ficar sem comunicação. Entre em contato conosco e marque um avisita sem compromisso!
Comments