Um centro de operações de rede, ou NOC (pronuncia-se “knock”), é um local centralizado onde técnicos de TI monitoram vários tipos de redes e apoiam os esforços do software de monitoramento e gerenciamento remoto (RMM).
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Hoje, a maioria dos processos das empresas se apoia na tecnologia, desde o chão de fábrica até a área comercial e a logística. Portanto, é fundamental o monitoramento da infraestrutura de Tecnologia da Informação – TI.
Os ambientes de TI requerem cuidados constantes para que os sistemas se mantenham eficientes e rápidos. Num mundo tão ágil, flexível e dinâmico, o departamento de TI precisa crescer e se tornar cada vez mais complexo para que as empresas se mantenham competitivas.
O monitoramento de redes NOC (Network Operations Center ou Centro de Operações de Rede) tem como objetivo principal manter a infraestrutura de TI monitorada para encontrar possíveis problemas e evitar perdas financeiras.
O que é um NOC?
Os centros de operações de rede são hubs ou locais centralizados onde os administradores de TI monitoram e mantêm proativamente a infraestrutura de rede de uma organização, além de detectar e resolver problemas de rede para minimizar o tempo de inatividade e manter a continuidade dos negócios.
Eles podem ser internos e gerenciados por sua equipe interna ou terceirizados para um provedor de serviços NOC terceirizado. Um NOC monitora componentes de rede, incluindo:
Roteadores
Comutadores
Servidores
Firewalls
Máquinas virtuais
Bancos de dados
Softwares
O NOC é uma das boas práticas de TI no que diz respeito a tomada de decisão por parte dos empreendedores.
As principais atividades de um NOC são:
Monitoramento de rede
Resposta ao incidente
Gerenciamento de comunicações (e-mail, voz e vídeo)
Relatórios de desempenho, qualidade e otimização
Instalação de software/firmware, solução de problemas e atualização de elementos de rede
Gerenciamento de patches/atualizações
Backup e armazenamento
Gerenciamento de firewall
Análise de ameaças em colaboração com o time de Segurança/TI
Como o NOC melhora o desempenho de sua rede
O NOC realiza muito mais que o monitoramento. Ele também ajuda a melhorar o desempenho da rede, pois trata oscilações, eventos recorrentes e incidentes de impacto. E quais são os principais benefícios?
Monitoramento proativo: Um NOC monitora continuamente o desempenho da rede, detecta problemas e faz correções antes que os usuários percebam.
Recursos de TI são liberados para outras tarefas: Com um NOC terceirizado, o departamento de TI das empresas pode se concentrar em procedimentos essenciais para o desenvolvimento de negócios. Assim, esses profissionais ficam liberados para tarefas mais vitais do que analisar dados e monitorar a rede.
Redução do tempo de inatividade: Com o monitoramento proativo, é possível identificar e corrigir problemas rapidamente, minimizando o downtime.
Melhoria da segurança da rede: Profissionais altamente treinados e disponíveis todos os dias, garantem que sua infraestrutura de rede esteja adequadamente funcional e protegida. O NOC monitora a segurança da rede e pode responder rapidamente a possíveis violações de segurança, reduzindo a probabilidade de ataques bem-sucedidos.
Economia de custos: O investimento em mão de obra de TI é caro. O gasto com um profissional pode variar entre R$ 71.000 a R$ 100.000 por ano, dependendo do nível de habilidade e da posição ocupada, tornando a equipe de TI uma das despesas mais significativas de uma empresa.
Maior eficiência: O NOC pode ajudar a otimizar o desempenho da rede, identificar gargalos de tráfego e implementar políticas de gerenciamento para melhorar a eficiência da rede.
Melhor satisfação do cliente: Com uma rede mais confiável e menos tempo de inatividade, os clientes tem uma melhor experiência e e maior satisfação.
Infraestrutura de última geração: Um NOC terceirizado conta com infraestrutura da mais alta qualidade, proporcionando um desempenho superior. Sua empresa terá acesso ao que há de mais moderno em hardwares, softwares e ferramentas.
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