![](https://static.wixstatic.com/media/b38d43_82c98181412940aea3c04a41dda71174~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/b38d43_82c98181412940aea3c04a41dda71174~mv2.jpg)
O sistema de sonorização para escolas é um projeto que vai além de facilitar a comunicação interna entre a direção, os alunos e os colaboradores. Ele também atua diretamente na proteção do colégio por meio da integração com sistemas de segurança eletrônica.
Além disso, com as tecnologias atuais, é possível criar uma experiência de aprendizagem mais eficaz nas salas de aula. Simplesmente porque essa solução ajuda os alunos a ouvirem com mais clareza as informações durante as aulas, ajudando-os, por sua vez, a aprender melhor.
A sonorização prioriza a distribuição uniforme do som em todos os pontos de interesse dentro da instituição. Assim, é preciso trabalhar com mais caixas com baixa potência.
O projeto de som é planejado para viabilizar a transmissão de mensagem sonora (voz ou música) por toda a área escolar. Em suma, o sistema auxilia no desenvolvimento de diversas atividades, como ensaios, apresentações e eventos. Além disso, ajuda na hora de dar avisos ou recados por meio do microfone e usando caixas de som de alta qualidade.
Seguem alguns motivos do porquê se deve instalar um sistema de sonorização nas escolas:
Poluição Sonora
A poluição sonora é o resultado da geração de ruídos pelo trânsito, aviões, construções e tantos outros. Um problema que parece pequeno e imperceptível na verdade é um problemão. A poluição sonora é uma questão de saúde pública e é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) entre todas a terceira maior, perdendo apenas para a do ar e da água. Ela causa desgaste físico e mental, além de ser um fator gerador de estresse, podendo causar diversos problemas de saúde.
Se considerarmos que um ambiente confortável aos ouvidos tem ruído controlado medindo até 50 decibéis, um professor poderá usar sua voz normalmente, pois ela atinge cerca de 65 decibéis. Isso significa mais que 10 decibéis de diferença entre os ruídos e a voz e, dessa forma, ele pode ser ouvido com clareza pelos alunos.
Mas, em um ambiente com muita reverberação de sons, o professor precisará se esforçar muito mais. Segundo Maria Lúcia Gondim, professora em Conforto Ambiental da UFAL, ele poderá chegar ao nível de 75 decibéis, limite da voz humana. Se tal esforço for frequente, isso poderá acarretar problemas nas cordas vocais do professor, além de comprometer a qualidade das aulas.
Capacite alunos tímidos ou quietos, aumentando a confiança
Os alunos que normalmente hesitam em participar na sala de aula podem "sair da sua concha" se conseguirem ouvir – e serem ouvidos – adequadamente. A maioria dos sistemas de som de sala de aula vem com microfones de alunos que podem ser usados para leitura em voz alta, apresentações e discussões. Fazer com que o sistema de som 'fale' para um aluno tímido, muitas vezes tem o efeito notável de aumentar a sua autoconfiança, não apenas ao falar em público, mas também nas interações gerais com os seus companheiros de sala.
Crie um ambiente mais inclusivo
Embora a tecnologia de som em sala de aula seja benéfica para todos os alunos, ela tem vantagens ainda maiores para crianças com necessidades especiais, como deficiência auditiva ou dificuldades de aprendizagem.
O som da sala de aula (e também a captura da aula) ajuda a compensar a dificuldade que esses alunos podem ter em compreender o conteúdo falado. Ele fornece condições equitativas para que todos os alunos possam ouvir e participar com menos confusão, constrangimento ou medo. Algumas escolas que usam som em sala de aula observaram reduções nas referências de educação especial.
Reconhecimento aprimorado de frases
Aprender inglês e outros idiomas exige ouvir as nuances e a cadência do idioma. A estrutura e a ênfase das frases fornecem muitas informações sobre intenção e emoção. A criatividade e a escrita podem ser muito melhoradas quando cada aluno consegue acompanhar claramente.
Controle de volume e frequência dos microfones
Os sistemas de sonorização para escolas podem contar com microfones que regulam volume e frequência da voz. Isso significa que os ajustes, mais do que deixar o som baixo ou alto, visam também adaptar-se ao tipo de voz de cada pessoa (grave, aguda etc) para que os ouvintes recebam as mensagens da forma mais confortável possível.
Controle dos alarmes (sinal de intervalo)
Um sistema de sonorização escolar pode integrar até mesmo o sinal do intervalo. Basta programar os horários em que “o sino deve bater” e pronto! Uma vez programados os horários no sistema, não será mais necessário que um funcionário se desloque de hora em hora, ou no tempo que seja, para acionar o sinal.
Setorização (local ou geral)
Outra boa facilidade oferecida por um sistema de sonorização a uma escola é a possibilidade de setorizar o que será transmitido. O sistema terá uma central mas também terá seus controles independentes em cada sala de aula, no pátio, na quadra etc. Assim, na hora que for preciso dar uma mensagem geral, à toda a escola, basta acionar o controle geral.
Se a mensagem é direcionada a uma sala específica, é só acionar apenas o circuito dessa sala. E de dentro de cada sala o professor ou funcionário também consegue controlar se ele quer limitar o acesso (apenas local), ou se o sinal pode ficar disponível de forma geral.
Existem muitos outros motivos o qual toda escola deveria contar com um sistema de sonorização eficaz e mais moderno. A Syetel oferece o serviço de sonorização de ambiente pra empresas a mais de 30 anos. Temos a experiência para projetar a melhor solução que mais se adequa as suas necessidades e possibilidades de investimento. Entre em contato conosco e marque uma visita sem comprimisso. Temos certeza que conseguiremos atender as suas expectativas, e quem sabe, até superá-las.