Em termos gerais, todas as tarefas de manutenção são projetadas para atender a um propósito comum: prevenir, mitigar ou eliminar as ramificações associadas à falha de ativos.
Manutenção programada é um tipo de manutenção que é realizada em intervalos regulares, antes que um problema ocorra. Ela é projetada para evitar falhas e garantir que o equipamento ou sistema esteja funcionando de forma ideal.
![](https://static.wixstatic.com/media/b38d43_0faa240e5a494741b1c12e22c29b9ce7~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b38d43_0faa240e5a494741b1c12e22c29b9ce7~mv2.jpg)
Por quê? Porque o tempo de inatividade — planejado ou não — é um grande prejuízo para a continuidade dos negócios. Pense nisso: quando um equipamento crítico pára de funcionar para reparo, sua função correspondente entra em um loop e a produtividade cai.
É por isso que o trabalho de manutenção é tão preocupado em maximizar a disponibilidade do equipamento – e a manutenção programada não é diferente. Simplificando, a manutenção programada se refere a qualquer trabalho de serviço realizado em um prazo definido, intervalo de repetição ou em resposta imediata a uma ordem de serviço.
Por exemplo, você pode executar uma tarefa de manutenção programada em um ativo específico uma vez por ano. Ou, seu cronograma de manutenção pode agendar manutenção de rotina ou verificações de segurança a cada 30, 60 ou 90 dias para equipamentos mais críticos.
Normalmente, o fluxo de trabalho de manutenção programada começa com a identificação da sua necessidade e a determinação se ela requer uma tarefa recorrente ou única. Uma vez decidido, um planejador de manutenção orçaria os recursos necessários, pessoal de manutenção e tempo necessário para executar a tarefa em qualquer instância.
Alguns dos principais benefícios da manutenção programada incluem:
Prevenção de falhas: A manutenção programada ajuda a identificar e resolver problemas antes que eles causem grandes problemas.
Aumento da vida útil do equipamento: Ao realizar a manutenção regular, você está a ajudar a prolongar a vida útil do equipamento.
Redução de custos: A manutenção programada ajuda a prevenir falhas, o que significa que você gasta menos dinheiro com reparos.
Aumento da segurança: A manutenção programada garante que o equipamento esteja funcionando de forma segura.
Melhor produtividade: Um equipamento bem mantido tende a funcionar de forma mais eficiente, o que significa que você terá uma maior produtividade.
A manutenção programada pode incluir uma variedade de atividades, tais como:
Inspeções: Verificar o estado do equipamento e identificar quaisquer problemas potenciais.
Limpeza: Limpar o equipamento para remover sujeira e detritos.
Lubrificação: Lubrificar as peças móveis para evitar desgaste.
Substituição de peças: Substituir peças desgastadas ou danificadas antes que falhem.
Calibração: Ajustar o equipamento para garantir que esteja funcionando dentro das especificações.
Conclusão
A manutenção programada é uma parte importante da gestão de qualquer equipamento ou sistema. Ela ajuda a garantir que os equipamentos estejam funcionando de forma eficiente e segura, e ajuda a prevenir falhas e custos inesperados.
Conte com o apoio, a credibilidade e a expertise da Syetel para manter a manutenção das suas máquinas, equipamentos, rede e informática em geral, sempre em dia.
Conheça alguns dos nossos serviços:
Fornecimento de peças para reposição;
Atualização de equipamentos;
Manutenção Corretiva Telecom;
Manutenção Programada de Máquinas, Equipamentos de Telefonia, Redes e Informática;
Consultoria em Telefonia.
Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas propostas de manutenção programada.
Commentaires