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Erros comuns ao configurar seu próprio PABX

Foto do escritor: Leandro LoureiroLeandro Loureiro

Atualizado: 10 de out. de 2023

Existem vários erros comuns que podemos encontrar ao configurar um sistema PBX, independentemente do nível de experiência.



Um sistema PABX envolve vários elementos individuais que precisam ser individualmente operacionais e efetivamente organizados e comunicados na rede, para garantir o funcionamento adequado. A seguir, são apresentados os erros comuns que você pode encontrar ao configurar um sistema PABX.


Não Verificar a Compatibilidade de Hardware


Um dos maiores problemas que os especialistas em TI enfrentam ao instalar sistemas de PABX é que seus roteadores, telefones e outros hardwares imprescindíveis para um sistema de PABX funcional simplesmente não podem suportá-lo e nem a transferência de dados.


Se você estiver usando roteadores antigos, telefones herdados desatualizados e outro hardware de outro provedor de PABX, por exemplo, poderá encontrar problemas ao integrar um hardware mais novo. A única solução aqui é atualizar - troque seu equipamento antigo por novos e modernos.


Você também precisa garantir que seu sistema PABX funcione com sua infraestrutura existente. Por exemplo, o componente VoIP funcionará apenas se os comutadores de dados que suportam os telefones IP / SIP também suportarem VLANs e QoS. Se você deseja que o sistema funcione mesmo durante falta de energia, os comutadores precisam oferecer suporte ao "Power over Ethernet".


Não Escolher o Hardware Certo


Só porque o hardware que você está considerando é autocompatível, não significa que seja a escolha certa para o uso pretendido. Existem muitas diferenças significativas entre telefones e aparelhos compatíveis com VoIP, com opções que variam do extremamente básico ao extremamente complexo, com recursos como toque interno/externo, chamada em espera e intercomunicador.


Obviamente, as necessidades dos negócios sempre ditam o hardware e os recursos selecionados, e a maioria das empresas escolhe investir em vários modelos diferentes para acomodar diferentes casos de uso. É improvável que os aparelhos que uma equipe de atendimento ao cliente exija a mesma funcionalidade e recursos dos aparelhos usados ​​nas salas de conferência.


Não Verificar a Conexão com a Internet


Muitos dos problemas comuns enfrentados com qualidade de chamada, instabilidade, latência e outros distúrbios, podem ser atribuídos à conexão de Internet da qual seu PABX depende. A dificuldade em diagnosticar este problema é especialmente comum para empresas que dependem do mesmo ISP há anos sem problemas, esquecendo que um novo sistema PABX exigirá alta largura de banda e baixo ruído do sistema, e pode exigir uma atualização em seu plano, seu ISP, ou o hardware fornecido pelo seu ISP. Os planos e equipamentos de Internet são normalmente medidos e avaliados pela velocidade de download; no entanto, os sistemas PABX também exigem uma alta velocidade de upload para permitir uma operação ideal.


Configuração de Rede Interna Inadequada


Uma prática comum é rotear todas as atividades de rede de uma empresa por meio de uma única rede, o que pode dificultar a configuração correta da rede interna para o tráfego de VoIP. É mais provável que o uso de uma única rede resulte em problemas de qualidade das chamadas, pois os pacotes de dados sendo enviados e recebidos em outros sistemas e áreas exigem uma alocação significativa de largura de banda.


Uma maneira de evitar esse tipo de dificuldade com a configuração da rede interna é com o gerenciamento de rede baseado em políticas, a comutação de rótulos multiprotocolo (MPLS) e a reserva de largura de banda. No entanto, isso só funcionará se o seu roteador atual for capaz de priorizar o tráfego VoIP. Se não for possível priorizar, pode ser necessário investir e instalar um novo roteador VoIP especializado que possa ser configurado adequadamente para evitar problemas de qualidade da chamada, como latência e jitter.


Não Priorizar a Qualidade de Serviço (QoS)


A QoS garante que as transmissões de dados de voz tenham prioridade sobre qualquer uso de largura de banda que não seja de voz, permitindo que as empresas mantenham uma qualidade consistente das comunicações de voz. A QoS pode incluir largura de banda dedicada, rede otimizada para reduzir o congestionamento, definir prioridades e regras de tráfego em toda a rede e usar conexões de fibra ou banda larga dupla para garantir a qualidade adequada da chamada.


Conclusão


Se sua empresa utiliza um sistema de PABX mais antigo, ele pode não estar entregando tudo que poderia, devido configurações e outros equipamentos que fazem parte do sistema. A atualização de equipamentos também podem ajudar o processo, principalmente em eficiência e segurança. A Syetel possui mais de 30 anos de experiência no ramo. Caso a sua empresa esteja precisando atualizar ou corrigir problemas do seu sitema de telefonia, entre em contato conosco e requisite uma visita.

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