top of page
bg.jpg

Notícias e Artigos

+55 (47) 3407.7750

+55 (47) 3422.8644

Desinformação e IA irresponsável – especialistas prevêem como a tecnologia pode moldar o nosso futuro próximo

Foto do escritor: Leandro LoureiroLeandro Loureiro

Desde a desinformação e os ataques cibernéticos invisíveis, até uma IA irresponsável que pode causar eventos que causem múltiplas mortes, "futuristas" previram a rapidez com que as mudanças tecnológicas poderão moldar o nosso mundo até 2040.



À medida que o ritmo dos avanços da tecnologia aumenta e os sistemas se tornam cada vez mais interligados, é vital saber como estes rápidos avanços tecnológicos poderão impactar o mundo, a fim de tomarmos medidas para evitar os piores resultados.


Utilizando um estudo "Delphi", uma técnica bem conhecida de previsão, uma equipe de pesquisadores de segurança cibernética liderada por acadêmicos da Universidade de Lancaster - na Inglaterra - entrevistou 12 especialistas no futuro das tecnologias.


Os especialistas iam desde diretores de tecnologia em empresas, consultores futuristas, um jornalista de tecnologia e até pesquisadores acadêmicos. Foi perguntado à eles como determinadas tecnologias poderão se desenvolver e mudar o nosso mundo nos próximos 15 anos até 2040, que riscos poderão representar e como enfrentar os desafios que possam surgir.


A maioria dos especialistas previu um crescimento exponencial da Inteligência Artificial (IA) nos próximos 15 anos, e muitos também expressaram preocupação com a possibilidade de serem cortados atalhos no desenvolvimento de uma IA segura. Eles sentiram que esta redução de custos poderia ser impulsionada pelos países que procuravam vantagens competitivas. Vários especialistas consideraram mesmo possível que uma "IA do mal" implementada pudesse levar a incidentes envolvendo muitas mortes, embora outros especialistas discordassem desta opinião.


Charles Weir, professor da Escola de Computação e Comunicações da Universidade de Lancaster e pesquisador principal do estudo, disse: "Os avanços tecnológicos trouxeram, e continuarão a trazer, grandes benefícios. Também sabemos que existem riscos em torno de algumas dessas tecnologias, incluindo IA, e para onde pode ir o seu desenvolvimento - todos têm discutido isso - mas a possível magnitude de alguns dos riscos previstos por alguns dos especialistas foi surpreendente.


"Mas ao prever quais riscos potenciais estão logo além do horizonte, podemos tomar medidas para evitar problemas maiores."


Outra preocupação significativa da maioria dos especialistas envolvidos no estudo foi que os avanços tecnológicos facilitarão a propagação da desinformação. Isto tem o potencial de tornar mais difícil para as pessoas distinguirem entre verdade e ficção – com ramificações para as democracias.


Dr. Weir disse: "Já estamos vendo desinformação nas redes sociais e usadas por alguns países. Os especialistas prevêem que os avanços nas tecnologias tornarão muito mais fácil para as pessoas e os "agentes do mal" continuarem a espalhar material enganoso até 2040".


Previa-se que outras tecnologias não teriam um impacto tão grande até 2040, incluindo a computação quântica, que os especialistas consideram ter impactos durante um período de tempo muito mais longo, e o Blockchain, que foi rejeitado pela maioria dos especialistas como sendo uma fonte de grandes mudanças.


Os especialistas prevêem que:


  • Até 2040, a concorrência entre os países e as grandes empresas de tecnologia levará a cortes no desenvolvimento de IA segura

  • A computação quântica terá impacto limitado até 2040

  • Até 2040 haverá propriedade de ativos públicos da web. Estes serão identificados e negociados através de tokens digitais

  • Até 2040, será mais difícil distinguir a verdade da ficção porque a IA - amplamente acessível - pode gerar massivamente conteúdo duvidoso

  • Até 2040, haverá menos capacidade de distinguir acidentes de incidentes criminais devido à natureza descentralizada e à complexidade dos sistemas


Os meteorologistas também ofereceram algumas soluções sugeridas para ajudar a mitigar algumas das preocupações levantadas. As suas sugestões incluíram a introdução de princípios de segurança de compra de IA pelos governos e novas leis para regular a segurança da IA. Além disso, as universidades poderão ser vitais ao introduzirem cursos que combinem competências técnicas e legislação.


Estas previsões ajudarão políticos e os profissionais da tecnologia a tomarem decisões estratégicas em torno do desenvolvimento e implementação de novas tecnologias de computação. Eles estão descritos no artigo 'Interlinked Computing in 2040: Safety, Truth, Ownership and Accountability', publicado pela revista IEEE Computer.


Os autores do artigo são: Charles Weir e Anna Dyson, da Lancaster University; Olamide Jogunola e Katie Paxton-Fear, da Manchester Metropolitan University; e Louise Dennis, da Universidade de Manchester. Fonte: ScienceDaily

Mas o que essas previsões estão relacionadas com a Syetel?


A Syetel oferece vários serviços, e entre eles, estão os de implantação, manutenção, padronização e modernização de redes de computadores e sistemas de CFTV. Com a implantação de IAs em equipamentos em ambos os serviços, estamos atentos não apenas as mudanças, mas aos riscos que elas poderão trazer. A Syetel se oferece como parceira para facilitar que as empresas se sintam mais seguras não apenas com as mudanças, mas com as suas necessidades, oferecendo sempre o melhor custo-benefício em equipamentos e serviços. Ligue para nós para saber mais. Marque uma visita sem compromisso e saiba o que podemos fazer para sua empresa.

24 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

+55 (47) 3407.7750

+55 (47) 98498-6420

Syetel Tecnologia ® 2023. Desenvolvido pela Senciente

  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
bottom of page