O Wi-Fi Ranging, um recurso inovador do Android 15, está prestes a revolucionar a maneira como navegamos em espaços internos.
![](https://static.wixstatic.com/media/b38d43_05262eb7d04d448abc6997c94edd7bb6~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b38d43_05262eb7d04d448abc6997c94edd7bb6~mv2.jpg)
Todos nós ficamos frustrados quando o GPS falha em espaços grandes e obstruídos por paredes, como shoppings, aeroportos ou centros de conferência. O Wi-Fi Ranging aborda diretamente esse problema, usando o protocolo IEEE 802.11az para fornecer precisão submétrica — tornando a navegação interna mais suave e muito mais confiável para usuários do Android.
Por que o alcance do Wi-Fi é tão importante?
Embora o GPS seja nosso recurso de navegação, ele não foi projetado para uso interno. O GPS depende de sinais de satélite, que não penetram facilmente em paredes ou tetos grossos, fazendo com que a precisão caia quando entramos em ambientes internos. O Wi-Fi Ranging supera essa limitação calculando uma localização interna exata usando pontos de acesso Wi-Fi próximos em vez de satélites. Isso dá aos usuários do Android um posicionamento interno altamente preciso, o que é perfeito para grandes espaços onde o GPS falha com frequência.
Como funciona?
O Wi-Fi Ranging se baseia em tecnologia de posicionamento anterior baseada em Wi-Fi, como o Wi-Fi RTT (Round Trip Time) com FTM (Fine Timing Measurement), que melhorou a precisão para 1-2 metros. O Wi-Fi Ranging do Android 15 leva isso mais longe, alcançando precisão abaixo de um metro.
Veja como funciona: o Wi-Fi Ranging mede o tempo que os sinais levam para viajar entre um dispositivo e pontos de acesso próximos, aproveitando o dobro da largura de banda (160 MHz) e adicionando suporte para a banda de 6 GHz. Isso não só aumenta a precisão, mas também melhora a escalabilidade e a segurança — tornando-se uma atualização valiosa para navegação interna.
Ambientes internos há muito tempo apresentam desafios para o GPS. Como os sinais de GPS vêm de satélites em órbita, eles lutam com barreiras físicas encontradas em ambientes internos, resultando em posicionamento não confiável. Em contraste, o Wi-Fi Ranging se comunica diretamente com redes Wi-Fi locais já instaladas em edifícios, superando as limitações do GPS. Quer você esteja encontrando seu portão no aeroporto ou procurando uma loja em um grande shopping center, o Wi-Fi Ranging fornece a precisão muito necessária em ambientes internos.
Com o tempo, o posicionamento do Wi-Fi mudou. Os métodos mais antigos dependiam do RSSI (Received Signal Strength Indicator), que oferecia precisão apenas dentro de 10-15 metros. O Wi-Fi RTT do Android 9 melhorou isso, mas agora, o Wi-Fi Ranging do Android 15 usa o protocolo 802.11az para refinar as medições de tempo para finalmente tornar o posicionamento do dispositivo ideal para ambientes onde o posicionamento exato importa, como lojas de varejo e aeroportos.
O que você precisa para o alcance do Wi-Fi
Para usar o Wi-Fi Ranging, você precisará de um dispositivo com Android 15 com chips Wi-Fi que suportem o protocolo 802.11az. Embora a maioria dos telefones atuais ainda não tenha essa capacidade, o chip FastConnect 7900 da Qualcomm está entre os primeiros destinados a dispositivos futuros. Além disso, os pontos de acesso Wi-Fi em um local devem oferecer suporte a 802.11az; alguns podem exigir atualizações de firmware, enquanto outros locais podem precisar de atualizações de hardware.
O Wi-Fi Ranging abre inúmeras novas aplicações. No varejo, ele pode guiar os clientes para produtos específicos. Em casas inteligentes, ele pode aprimorar a automação ajustando a iluminação com base na localização do cômodo. E, à medida que os desenvolvedores continuam a inovar, o Wi-Fi Ranging provavelmente inspirará experiências de usuário mais criativas e convenientes em diferentes ambientes.
Fonte: Telecom Tech News
Comments