A inovação tecnológica chega para facilitar processos dentro de condomínios.
![](https://static.wixstatic.com/media/b38d43_824a62787fd34682ae755fd94a88420a~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_586,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b38d43_824a62787fd34682ae755fd94a88420a~mv2.jpg)
Automação condominial é um sistema que permite o monitoramento e controle de equipamentos físicos e da estrutura do condomínio, bem como de sua administração. Isso traz benefícios para todos os envolvidos: síndico, administradora, conselho fiscal, moradores, proprietários e visitantes.
Com a popularização da Internet das Coisas e da Inteligência Artificial, muitas outras soluções têm surgido visando a melhorar a experiência dos usuários e garantir maior segurança, conforto e maior poder de gestão. Sem falar, é claro, na redução de custos. A automatização pode ocorrer em várias atividades, tais como controle de acesso, monitoramento, sistema de iluminação, etc.
Quais são as práticas mais comuns?
No momento, as práticas mais comuns de automatização são as seguintes:
Câmeras de segurança eletrônica;
Softwares de gestão;
Sistemas de controle da iluminação;
Controle de acesso com QR codes e/ou biometria em portaria;
Aplicativos de automatização de tarefas;
Controle da bomba das piscinas;
Centrais de segurança remota;
Medição das pressões na tubulação de água;
Controle de estoque de materiais de limpeza;
Interligação dos equipamentos de segurança contra incêndio;
Reconhecimento facial e de placa de veículos;
Reserva online de salão de festas;
Armazenamento de arquivos na nuvem;
Catracas eletrônicas para estacionamentos;
Portaria remota e portaria virtual para condomínios.
Como a automatização do condomínio ajuda a reduzir custos?
A economia resultada pela automatização do condomínio parte de duas circunstâncias: redução da equipe de funcionários e diminuição das contas mensais.
Portarias inteligentes para condomínio podem reduzir o valor da taxa condominial em até 50%, já que não há gastos com folha de pagamento, férias, contribuições previdenciárias e possíveis processos trabalhistas. Já centrais de segurança eletrônica e softwares de gestão permitem que o condomínio usufrua de um serviço especializado, porém terceirizado, sem a necessidade de investir em funcionários próprios.
Outro exemplo são os sensores de iluminação inteligentes, que reduzem drasticamente os gastos com energia elétrica. Mas, o que talvez seja o maior benefício, é que a automatização do condomínio elimina diversas tarefas humanas. As soluções de controle de acesso, por exemplo, diminuem ou eliminam a necessidade de porteiros. Ou seja, a redução com folha de pagamento é extremamente relevante.
Com automatização, há uma melhoria na segurança?
Sim! A automação de portaria permite um controle do acessos de pessoas e veículos às dependências do condomínio, contando com equipamento de biometria, equipamentos de identificação facial que avisam quando há uma pessoa estranha dentro do empreendimento ou câmeras que reconhecem placas de carros, autorizando a entrada apenas de veículos cadastrados. Sistemas de portaria remota também trazem mais tranquilidade aos moradores, pois evitam a possibilidade de um porteiro ser rendido por bandidos.
Além disso, a prevenção contra incêndios no condomínio também pode ser beneficiada. Já existem no mercado mecanismos que conectam equipamentos como detectores de fumaça, alarmes, sistema de pressurização das escadas e as portas corta-fogo.
Se precisar de mais informações sobre como automatizar seu condomínio, entre em contato conosco, através do telefone (47) 2105.8644 ou pelo WhatsApp: (47) 3422.8644
Comments