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Atendimento com qualidade é uma das coisas mais importantes para a sua empresa

Foto do escritor: Leandro LoureiroLeandro Loureiro

Para atender com qualidade seus clientes, é preciso contar com equipe que compreenda como esse trabalho é importante e fundamental para o sucesso do negócio. Além disso, é necessário adotar boas atitudes e comportamentos adequados.

Atender bem é um diferencial. Qualidade, agilidade e cortesia são pré-requisitos para que isso aconteça. Tanto o empreendedor como a equipe de atendimento devem identificar o cliente e suas necessidades, assim como ter tranquilidade para lidar com queixas e reclamações e, principalmente, habilidade para solucionar os problemas.


A qualidade no atendimento é um dos principais fatores que os clientes levam em consideração na hora de escolher onde comprar.


De acordo com a pesquisa O Futuro da Experiência do Cliente, da PwC, na América Latina, incluindo o Brasil, mesmo que as pessoas gostem de sua empresa, 49% se afastariam de uma marca ou serviço após uma única experiência ruim.


Portanto, esse fator é essencial para que as empresas continuem crescendo. Em outros dados, agora do relatório CX Trends 2023 da Zendesk podemos notar que:


  • 72% dos clientes desejam atendimento imediato;

  • 66% dos clientes disseram que uma interação ruim com uma empresa pode arruinar seu dia;

  • 60% dos consumidores baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber.


Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante conseguir se destacar dos concorrentes. Os atuais consumidores não buscam apenas adquirir algo, eles desejam uma experiência – e a qualidade no atendimento ao público é grande parte disso.


Avaliação


Monitorar a qualidade do atendimento é um dos principais fatores para garantir a fidelização do cliente. Para efetivar esse processo, o empreendedor precisa elaborar um checklist e manter atualizados todos os contatos da clientela. Explorar inovações e adotar técnicas e ferramentas adequadas ajuda o empresário a avaliar a satisfação dos consumidores.


O acompanhamento e a avaliação podem ser realizados de duas formas:


  • Interna: com medição e análise dos progressos que foram alcançados com base nos para melhorar a qualidade no atendimento;

  • Externa: quando o desempenho do empreendimento é comparado com as conquistas da concorrência.


A empresa deve procurar ouvir o cliente mesmo no pós-venda. De modo geral, esse levantamento é realizado por telefone, e a frequência varia de acordo com o tipo de negócio.


Como a Inteligência Artificial está impactando no atendimento ao cliente?


A Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel revolucionário no mundo do atendimento ao cliente atual. Ela redefine a forma como as empresas interagem e se comunicam com seus clientes, sendo uma aliada poderosa na transformação do atendimento. A sua adoção é uma tendência irreversível.


Entre os benefícios da inteligência artificial para o atendimento ao cliente, estão:


  • Automação: chatbots com IA podem automatizar diversas tarefas de atendimento, como responder dúvidas frequentes e fazer triagem de demandas. Mais agilidade para o processo e melhorias para a experiência;

  • Escala: as soluções de IA conseguem lidar com um volume muito maior de clientes ao mesmo tempo, não havendo limitação física de agentes;

  • Disponibilidade 24/7: os chatbots com IA podem fazer atendimento online sem interrupções. É muito mais conveniente para os clientes;

  • Coleta de dados: a interação dos chatbots possibilita coletar e analisar dados sobre os clientes e suas demandas, gerando insights importantes para a empresa;

  • Personalização: com os dados coletados e o uso de machine learning, as interações podem ser personalizadas para cada perfil de cliente de forma automática;

  • Integração: é possível integrar os chatbots com bancos de dados e bases de conhecimento da empresa para dar mais agilidade no fornecimento de informações;

  • Evolução contínua: os robôs para chat podem ser constantemente aprimorados e atualizados para entregar um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado.


Resposta dos clientes


O cliente espera ser atendido com cortesia e eficiência na sua empresa. É importante despertar nele o desejo de retornar ao estabelecimento, por isso, os profissionais comprometidos com o sucesso dos negócios precisam criar condições que encantem o consumidor.


Quando a clientela não gosta do atendimento, por exemplo, ela muda de loja. É simples assim. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os principais fatores que fazem o negócio perder os frequentadores é a falta de contato e de atenção pessoal, assim como a atenção recebida sem qualidade.


O foco é sempre o cliente. Não importa como será monitorado o atendimento, o consumidor é o objeto de pesquisa. A opinião dele é necessária para melhorar as práticas de qualidade do atendimento.


Conclusão


A Syetel tem como um dos seus diferenciais, o atendimento aos clientes. Devido a qualidade do nosso atendimento, muitos clientes trabalham conosco a anos. E mesmo os que não trabalham com freqüência, lembram da nossa empresa quando necessitam de um produto que comercializamos ou serviço que prestamos.


Nos orgulhamos desse reconhecimento e nos esforçamos, para não apenas manter como somos vistos no mercado, mas para continuar sempre melhorando. Com o uso da IA, nos tornaremos ainda mais eficientes e com certeza aumentaremos ainda mais o grau de satisfação dos nossos clientes.

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