Para atender com qualidade seus clientes, é preciso contar com equipe que compreenda como esse trabalho é importante e fundamental para o sucesso do negócio. Além disso, é necessário adotar boas atitudes e comportamentos adequados.
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Atender bem é um diferencial. Qualidade, agilidade e cortesia são pré-requisitos para que isso aconteça. Tanto o empreendedor como a equipe de atendimento devem identificar o cliente e suas necessidades, assim como ter tranquilidade para lidar com queixas e reclamações e, principalmente, habilidade para solucionar os problemas.
A qualidade no atendimento é um dos principais fatores que os clientes levam em consideração na hora de escolher onde comprar.
De acordo com a pesquisa O Futuro da Experiência do Cliente, da PwC, na América Latina, incluindo o Brasil, mesmo que as pessoas gostem de sua empresa, 49% se afastariam de uma marca ou serviço após uma única experiência ruim.
Portanto, esse fator é essencial para que as empresas continuem crescendo. Em outros dados, agora do relatório CX Trends 2023 da Zendesk podemos notar que:
72% dos clientes desejam atendimento imediato;
66% dos clientes disseram que uma interação ruim com uma empresa pode arruinar seu dia;
60% dos consumidores baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante conseguir se destacar dos concorrentes. Os atuais consumidores não buscam apenas adquirir algo, eles desejam uma experiência – e a qualidade no atendimento ao público é grande parte disso.
Avaliação
Monitorar a qualidade do atendimento é um dos principais fatores para garantir a fidelização do cliente. Para efetivar esse processo, o empreendedor precisa elaborar um checklist e manter atualizados todos os contatos da clientela. Explorar inovações e adotar técnicas e ferramentas adequadas ajuda o empresário a avaliar a satisfação dos consumidores.
O acompanhamento e a avaliação podem ser realizados de duas formas:
Interna: com medição e análise dos progressos que foram alcançados com base nos para melhorar a qualidade no atendimento;
Externa: quando o desempenho do empreendimento é comparado com as conquistas da concorrência.
A empresa deve procurar ouvir o cliente mesmo no pós-venda. De modo geral, esse levantamento é realizado por telefone, e a frequência varia de acordo com o tipo de negócio.
Como a Inteligência Artificial está impactando no atendimento ao cliente?
A Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel revolucionário no mundo do atendimento ao cliente atual. Ela redefine a forma como as empresas interagem e se comunicam com seus clientes, sendo uma aliada poderosa na transformação do atendimento. A sua adoção é uma tendência irreversível.
Entre os benefícios da inteligência artificial para o atendimento ao cliente, estão:
Automação: chatbots com IA podem automatizar diversas tarefas de atendimento, como responder dúvidas frequentes e fazer triagem de demandas. Mais agilidade para o processo e melhorias para a experiência;
Escala: as soluções de IA conseguem lidar com um volume muito maior de clientes ao mesmo tempo, não havendo limitação física de agentes;
Disponibilidade 24/7: os chatbots com IA podem fazer atendimento online sem interrupções. É muito mais conveniente para os clientes;
Coleta de dados: a interação dos chatbots possibilita coletar e analisar dados sobre os clientes e suas demandas, gerando insights importantes para a empresa;
Personalização: com os dados coletados e o uso de machine learning, as interações podem ser personalizadas para cada perfil de cliente de forma automática;
Integração: é possível integrar os chatbots com bancos de dados e bases de conhecimento da empresa para dar mais agilidade no fornecimento de informações;
Evolução contínua: os robôs para chat podem ser constantemente aprimorados e atualizados para entregar um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado.
Resposta dos clientes
O cliente espera ser atendido com cortesia e eficiência na sua empresa. É importante despertar nele o desejo de retornar ao estabelecimento, por isso, os profissionais comprometidos com o sucesso dos negócios precisam criar condições que encantem o consumidor.
Quando a clientela não gosta do atendimento, por exemplo, ela muda de loja. É simples assim. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os principais fatores que fazem o negócio perder os frequentadores é a falta de contato e de atenção pessoal, assim como a atenção recebida sem qualidade.
O foco é sempre o cliente. Não importa como será monitorado o atendimento, o consumidor é o objeto de pesquisa. A opinião dele é necessária para melhorar as práticas de qualidade do atendimento.
Conclusão
A Syetel tem como um dos seus diferenciais, o atendimento aos clientes. Devido a qualidade do nosso atendimento, muitos clientes trabalham conosco a anos. E mesmo os que não trabalham com freqüência, lembram da nossa empresa quando necessitam de um produto que comercializamos ou serviço que prestamos.
Nos orgulhamos desse reconhecimento e nos esforçamos, para não apenas manter como somos vistos no mercado, mas para continuar sempre melhorando. Com o uso da IA, nos tornaremos ainda mais eficientes e com certeza aumentaremos ainda mais o grau de satisfação dos nossos clientes.
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