top of page
bg.jpg

Notícias e Artigos

+55 (47) 3407.7750

+55 (47) 3422.8644

A sua empresa já usa telefonia na nuvem?

Foto do escritor: Leandro LoureiroLeandro Loureiro

Se já usa, parabéns pela iniciativa. Mas se não usa, você sabe como migrar para telefonia em nuvem de forma segura?


Vamos antes de qualquer coisa, saber o que é e como funciona. A telefonia em nuvem é um serviço que leva centrais de telefonia para a cloud computing (computação na nuvem), ou seja, para serem oferecidos na internet de maneira distribuída. Está relacionada com a tecnologia de voz transmitida por IP (VoIP ou SIP).


Em outras palavras, o setor de telefonia, que costumava estar vinculado unicamente a dispositivos físicos, cabos e infraestrutura completa, agora tem a possibilidade de ser administrado através da nuvem, utilizando sistemas e painéis de controle. Isso proporciona maior controle para as empresas, bem como expande outras vantagens que já se tinha.


Nesse caso, a empresa não precisa mais de equipamentos, fios e hardwares para se comunicar interna ou externamente. De modo geral, para que o sistema funcione, basta ter:

  • uma conexão de internet;

  • dispositivos para as ligações (computador, tablet, smartphone, telefone IP ou telefone analógico com adaptador);

  • e um plano ativo com o sistema em nuvem.

E como esse serviço funciona?


A tecnologia por trás da telefonia em nuvem se chama Voip – Voice Over Internet Protocol, traduzido como Voz Sobre Protocolo de Internet ou SIP - Session Initiation Protocol, que pode ser traduzida como um “Protocolo de iniciação de Sessão”.


Ora, mas se são sinônimos, porque nomes diferentes? VoIP é a tecnologia e o SIP é o protocolo que permite a comunicação através de vídeo e áudio em qualquer tipo de mídia, com os mais diversos aplicativos. Para que isso aconteça basta você ter uma boa conexão com a internet. Resumindo, a função principal do protocolo SIP é permitir a comunicação entre usuários através de uma rede VoIP.


Na prática, funciona assim:

  • A pessoa acessa a internet em seu dispositivo;

  • Entra no endereço onde a telefonia em nuvem está hospedada (também existe a possibilidade de baixar um aplicativo em dispositivos móveis);

  • Faz a ligação de áudio ou vídeo (lembrando que ela também pode receber chamadas).

É justamente por conta da tecnologia Voip que hoje é possível fazer chamadas de áudio e vídeo em aplicativos de mensagem e de reuniões, como Skype, WhatsApp, Meet, etc, sem a necessidade de contar com linhas analógicas de telefone.


E quais as principais vantagens de migrar para telefonia em nuvem?

  • Maior qualidade nas chamadas

  • Investimento mínimo e economia

  • Flexibilidade e facilidade de integração

  • Fácil instalação e configuração

  • Utilizado em diversos dispositivos

  • Menos cabos e layout limpo

  • Chamadas seguras

  • Funcionalidades avançadas e conveniência

  • Gestão dos dados em dashboards (painéis de controle)

Em um artigo futuro, falaremos de cada uma dessas vantagens, para um melhor entedimento do porquê é tão interessante adotar telefonia na nuvem.


Passos detalhados para fazer a migração


Aqui estão os passos a serem considerados ao migrar a sua telefonia para a nuvem:


Definir estratégias


Antes de tudo, é fundamental listar todas as funcionalidades e recursos que uma solução de telefonia em nuvem deve oferecer para atender às demandas operacionais.


Realizar backups de dados


Antes de efetuar a migração, é importante realizar backups de segurança de todos os dados do sistema telefônico atual, a fim de evitar a perda de informações cruciais relacionadas a clientes e fornecedores.


Preparar dispositivos digitais


Para utilizar a telefonia em nuvem, é necessário contar com dispositivos como smartphones, computadores, laptops ou tablets, que desempenharão o papel de ramais telefônicos. Portanto, antes de efetuar a migração, é preciso fornecer esses equipamentos aos colaboradores, que muitas vezes já os utilizam em suas atividades diárias. Além disso, é importante garantir que a conexão com a Internet esteja funcionando adequadamente.


Escolher o fornecedor de telefonia em nuvem


Com os objetivos da implementação da tecnologia em nuvem definidos, é hora de selecionar o fornecedor de telefonia em nuvem inteligente que ofereça os recursos necessários.


Monitorar o desempenho da telefonia


Após concluir a migração para a nuvem, é essencial testar o desempenho do sistema telefônico para garantir seu funcionamento adequado. Além disso, é recomendável continuar realizando backups de segurança, o que é facilitado pela tecnologia em nuvem.


Ao realizar a migração para a nuvem, a empresa passará a ter acesso a recursos profissionais, armazenamento e segurança de dados a partir de qualquer localidade.


Agora, ao ler esse artigo, você gostaria de saber mais ou colocar a telefonia em nuvem na sua empresa? Então nos contate agora e requisite uma visita sem compromisso! A Syetel possui mais de 30 anos de mercado e nossa especialidade é comunicação! Permita que façamos a sua transição tranquila, segura e da forma ideal.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

+55 (47) 3407.7750

+55 (47) 98498-6420

Syetel Tecnologia ® 2023. Desenvolvido pela Senciente

  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
bottom of page