Se já usa, parabéns pela iniciativa. Mas se não usa, você sabe como migrar para telefonia em nuvem de forma segura?
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Vamos antes de qualquer coisa, saber o que é e como funciona. A telefonia em nuvem é um serviço que leva centrais de telefonia para a cloud computing (computação na nuvem), ou seja, para serem oferecidos na internet de maneira distribuída. Está relacionada com a tecnologia de voz transmitida por IP (VoIP ou SIP).
Em outras palavras, o setor de telefonia, que costumava estar vinculado unicamente a dispositivos físicos, cabos e infraestrutura completa, agora tem a possibilidade de ser administrado através da nuvem, utilizando sistemas e painéis de controle. Isso proporciona maior controle para as empresas, bem como expande outras vantagens que já se tinha.
Nesse caso, a empresa não precisa mais de equipamentos, fios e hardwares para se comunicar interna ou externamente. De modo geral, para que o sistema funcione, basta ter:
uma conexão de internet;
dispositivos para as ligações (computador, tablet, smartphone, telefone IP ou telefone analógico com adaptador);
e um plano ativo com o sistema em nuvem.
E como esse serviço funciona?
A tecnologia por trás da telefonia em nuvem se chama Voip – Voice Over Internet Protocol, traduzido como Voz Sobre Protocolo de Internet ou SIP - Session Initiation Protocol, que pode ser traduzida como um “Protocolo de iniciação de Sessão”.
Ora, mas se são sinônimos, porque nomes diferentes? VoIP é a tecnologia e o SIP é o protocolo que permite a comunicação através de vídeo e áudio em qualquer tipo de mídia, com os mais diversos aplicativos. Para que isso aconteça basta você ter uma boa conexão com a internet. Resumindo, a função principal do protocolo SIP é permitir a comunicação entre usuários através de uma rede VoIP.
Na prática, funciona assim:
A pessoa acessa a internet em seu dispositivo;
Entra no endereço onde a telefonia em nuvem está hospedada (também existe a possibilidade de baixar um aplicativo em dispositivos móveis);
Faz a ligação de áudio ou vídeo (lembrando que ela também pode receber chamadas).
É justamente por conta da tecnologia Voip que hoje é possível fazer chamadas de áudio e vídeo em aplicativos de mensagem e de reuniões, como Skype, WhatsApp, Meet, etc, sem a necessidade de contar com linhas analógicas de telefone.
E quais as principais vantagens de migrar para telefonia em nuvem?
Maior qualidade nas chamadas
Investimento mínimo e economia
Flexibilidade e facilidade de integração
Fácil instalação e configuração
Utilizado em diversos dispositivos
Menos cabos e layout limpo
Chamadas seguras
Funcionalidades avançadas e conveniência
Gestão dos dados em dashboards (painéis de controle)
Em um artigo futuro, falaremos de cada uma dessas vantagens, para um melhor entedimento do porquê é tão interessante adotar telefonia na nuvem.
Passos detalhados para fazer a migração
Aqui estão os passos a serem considerados ao migrar a sua telefonia para a nuvem:
Definir estratégias
Antes de tudo, é fundamental listar todas as funcionalidades e recursos que uma solução de telefonia em nuvem deve oferecer para atender às demandas operacionais.
Realizar backups de dados
Antes de efetuar a migração, é importante realizar backups de segurança de todos os dados do sistema telefônico atual, a fim de evitar a perda de informações cruciais relacionadas a clientes e fornecedores.
Preparar dispositivos digitais
Para utilizar a telefonia em nuvem, é necessário contar com dispositivos como smartphones, computadores, laptops ou tablets, que desempenharão o papel de ramais telefônicos. Portanto, antes de efetuar a migração, é preciso fornecer esses equipamentos aos colaboradores, que muitas vezes já os utilizam em suas atividades diárias. Além disso, é importante garantir que a conexão com a Internet esteja funcionando adequadamente.
Escolher o fornecedor de telefonia em nuvem
Com os objetivos da implementação da tecnologia em nuvem definidos, é hora de selecionar o fornecedor de telefonia em nuvem inteligente que ofereça os recursos necessários.
Monitorar o desempenho da telefonia
Após concluir a migração para a nuvem, é essencial testar o desempenho do sistema telefônico para garantir seu funcionamento adequado. Além disso, é recomendável continuar realizando backups de segurança, o que é facilitado pela tecnologia em nuvem.
Ao realizar a migração para a nuvem, a empresa passará a ter acesso a recursos profissionais, armazenamento e segurança de dados a partir de qualquer localidade.
Agora, ao ler esse artigo, você gostaria de saber mais ou colocar a telefonia em nuvem na sua empresa? Então nos contate agora e requisite uma visita sem compromisso! A Syetel possui mais de 30 anos de mercado e nossa especialidade é comunicação! Permita que façamos a sua transição tranquila, segura e da forma ideal.
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